ITE com o Festival de Leitura e Literatura: Mesa de Debates, Intervenção Literária e Encontro com escritores dia 11 de novembro

 

Programação

11- Vila Falcão   – Auditório da ITE

com Grupo Literário Expressão Poética

16h Encontro com os escritores – convidados alunos da EE Luiz Castanho. Autores: Reginaldo Furtado “Floresta Viva e Mistérios na Chapada”, Lázaro Carneiro “Atestado de Óbvio”, Cláudio Dangió “Contos de um andarilho”, Netto Pires – Dramaturgo, Márcia Nabeiro e Luiza Carvalho “Mulheres”, música com Valter Nabeiro.

19h Intervenção Poética na entrada da Faculdade com Cláudio Dangió, Lázaro Carneiro e Regina Ramos

20h Mesa de Debate com Escritores e Poetas – Produção Literária em Bauru

Reginaldo Furtado, Luiz Vítor Martinello, Lázaro Carneiro, Cláudio Dangió

Ana Maria Barbosa Machado, Rosa Leda Gabrielli e Professor Joaquim Simões da Academia Bauruense de Letras.

Nesta Mesa de Debates e Bate-Papo escritores e poetas trazem a tona assuntos como a importância da escrita, A Academia Bauruense de Letras, o processo criativo, e também a escritora Ana Maria Barbosa Machado apresenta o processo de seu livro” Teodoro um menino vencedor”

Biografias

ANA MARIA BARBOSA MACHADO Nasceu em 15 de agosto de 1963, na cidade de Bauru-SP. Memorialista, poetisa e escritora de literatura infantil, publicou em Poesia: “Folha em Branco” (1995), “Lua Nova” (1998),“Loucas, Inúteis e Tolas” (2001), “Maresia” (2012) e “ Dilema” (2016); Literatura Infantil: “Petrúquio e seus Amigos” (2009), “O gato Rodolfo e a cobra Sofia” (2012) , “O sapinho Godofredo” (2012), “Teodoro, um menino vencedor” (2016). Em 2013, lança seu 1º livro de Memórias: “Crônicas de Família”. Participou também de várias Antologias Literárias. Integrante do grupo Expressão Poética e membro efetivo da Academia Bauruense de Letras. É responsável pela elaboração do jornal “Expressão Poética”, em circulação desde 2005.

MÁRCIA NABEIRO –  Professora, coordenadora, palestrante, poetisa e escritora… eternamente aluna…Quem sou? A cada dia me encontro e desencontro, me conheço e desconheço, me cubro e me descubro um pouco mais… Antes de qualquer coisa sou um ser humano, cheio de inquietudes, sonhos, medos, desafios, coragem, fé, esperança, perseverança… Participa do grupo “Expressão Poética”, em saraus e eventos culturais. Fez parte também em uma das antologias do grupo no livro “Mulheres”. Márcia gosta de grandes desafios e com alegria; quer superar obstáculos e aprender sempre.

 MARIA LUIZA DE CARVALHO – (Luiza Carvalho) Filha de dona Antônia, uma paraibana forte e guerreira, é a caçula de seis irmãos. Nasceu numa linda fazenda, no município de Duartina, interior de São Paulo, no início da década de 60, mais precisamente no dia 18 de dezembro de 1961. Formou-se em Patologia Clínica e atualmente é funcionária pública. Atualmente desenvolve trabalhos voluntários no CNLB – Conselho do Laicato do Brasil – Diocese de Bauru, Pastoral da Pessoa Idosa e Campanha da Fraternidade. Militante feminista atuou durante anos no Conselho da Condição Feminina de Bauru. Ingressou no grupo “Expressão Poética” em 2014, participando também das antologias: “ Bauru de todos os tempos” e “Mulheres”.

 CLÁUDIO DANGIÓ Nasceu em 07 de fevereiro de 1963, entre bichos do campo e frutas silvestres, bebendo a água que dava banho em bagres e lambaris, nos rios Batalha e Tirintan… Bauruense, cresceu na travessa Gil Pinheiro Brisolla, no bairro Popular Ferraz. Ao longo de meio século publicou três livros: “O Andarilho”, “Caminhos da Felicidade” e “Contos de um Andarilho”, tendo mais um no prelo: “Minha Aldeia”, que em breve procurará seu caminho, onde narra suas memórias em contos e crônicas. “Pai de três filhos e de três livros, penso que já plantei muitos jardins”. Em 2011, junto com Lázaro Carneiro realizou um projeto bastante ousado: o Programa “Rancho Cultural” na TV Prevê. Membro do Grupo Expressão Poética e da Academia Bauruense de Letras, declamador e contista, procura não viver de sonhos, mas fazer morada dentro deles.

JOAQUIM SIMÕES FILHO Nasceu em Dois Córregos em 02 de setembro de 1939. Filho de Conceição Lucas Simões e Joaquim Simões, veio para Bauru aos quatro anos de idade. Casado com a professora Maria Celeste Moschin Simões, tem duas filhas: Karina e Adriane e o neto Murilo. Aposentado pelo DER/SP, e como professor de Língua Portuguesa e Literatura. É membro fundador da Academia Bauruense de Letras e atualmente seu Presidente. Participou da fundação da Sociedade Amigos da Cultura (SAC) e participa do Grupo Expressão Poética. Tem seus poemas publicados em várias Antologias. Publicou o livro “Liberdade Absoluta” (poesias) lançado em 2006. Organizou a reedição da obra “Poesias Completas de Rodrigues de Abreu”, relançada em 2007. Publicou seu romance “Índia, morada dos deuses”, em 2011; e o livro de Contos-fatos e reflexões em 2013.

LÁZARO CARNEIRO Nascido em Pederneiras, no dia 15 de julho de 1950. Participou de várias coletâneas. Escreveu e publicou em rádio, televisão, jornais, revistas e internet inúmeras poesias, contos, crônicas e histórias sobre a cultura caipira da região de Bauru e de assuntos variados. Escreveu os livros: “O Caipira que leu Nietzsche” e “Um eito de cerrado”. Diretor artístico do Clube da Viola de Bauru, criador e apresentador do programa de tv “Rancho Cultural”.

LUIZ VITOR MARTINELLO Nasceu em Adamantina-SP em 03 de fevereiro de 1948. Cursou as faculdades de Filosofia (1970) e Letras (1975). Professor e poeta. Em 1978, publicou seu livro de poesias: “Mãos nos Bolsos”. Em 1980, criou ao lado de vários poetas de Bauru o Grupo Apenas, além da publicação mensal da revista Apenas. Em 1983, lançou outro livro de poemas: “Os Anjos Mascam Chicletes”. Pela literatura infantil, teve dois livros publicados pela Editora do Brasil: “O Sapato que sabia Andar” (1984) e “Penuginha” (1989). Volta à poesia em 1990 com o livro “Lixeratura” e, em 1999, com “Me apaixonei por mim mas não fui correspondido”. Publicou dois outros livros poemas em 2010: “Gosto dos dias de muito sol, só pra ficar na sombra” e “Poemas da quase religiosidade”. Outra coletânea de poemas, então infantis, saiu em 2011: “Para o sol, dia de chuva é feriado!”. Lançado também para os pequenos em 2016: “ O menino e sua bacia” .

MARILUCI GENOVEZ Natural de Arealva (Soturna)-SP, nasceu em 16 de janeiro de 1946. Chegou a Bauru na década de 1950, com 8 anos de idade, com a família para aqui residir. Poeta e jornalista, é membro efetivo da Academia Bauruense de Letras e do grupo Expressão Poética. Editou em prosa: “Presente de Aniversário”, “Além dos Diamantes” e “Olhares”. Em verso: “Azuis, Verdes e Lilases” (já na segunda edição), “Amar, Sempre amar” e “Suaves Momentos”. Infanto juvenis: “A Menina do Pé-de-Doce” e “História do Imaginário Infantil”. Mesclando prosa e verso, lançou para crianças: “Olha o Vento Cata Vento” e “Pequenos Engenheiros & Bichos Interessantes”. Tem participação nas Antologias Literárias da Academia Bauruense de Letras e nas do grupo Expressão Poética. Orgulha-se de ser bauruense de coração.

Deixe um comentário